Gerenciar as redes sociais pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre marketing, planejamento, produção de conteúdo, etc. Pensando nisso, a mLabs surge como uma boa solução. Mas, será que vale a pena? Vamos analisar!
Com o crescimento da internet e das redes sociais, as empresas tradicionais se viram obrigadas a migrar para o mundo digital. Assim como houve também uma enorme quantidade de novas empresas exclusivamente digitais sendo criadas.
E, nesse universo digital, não tem para onde fugir. Saber gerenciar as mídias sociais é passo fundamental para criar uma boa estrutura online e, por consequência, bons resultados para sua empresa.
Negócios sem planejamento virtual e sem estratégias de marketing aplicadas podem ir por água abaixo. Da mesma forma que empresas que dominam essa parte, fazendo um gerenciamento inteligente e eficiente, conseguem se destacar no mercado.
Para te ajudar com isso, existem diversas plataformas online que prometem facilitar todo processo em um único lugar. Elas se propõem a organizar e gerenciar suas mídias, além de preparar relatórios e análises completas.
Uma dessas plataformas é a mLabs, que vem se destacando bastante nos últimos anos na área do marketing digital e tem sido bastante procurada por diversas empresas.
Já ouviu falar sobre a mLabs? Precisa de ajuda com o gerenciamento das suas redes sociais e não sabe qual plataforma utilizar? Tem dúvidas sobre a eficácia dessa plataforma? Pode ficar tranquilo, porque neste artigo vamos responder todas suas perguntas!
O que você vai aprender?
- O que é e pra que serve a mLabs?
- Para quem a ferramenta é indicada?
- Funcionalidades
- Como usar a mLabs?
- Quanto custa a mLabs?
O que é e pra que serve a mLabs?
A mLabs é uma startup brasileira, criada em 2015, de gerenciamento de redes sociais. Hoje ela já é considerada uma empresa de sucesso na área, sendo muito utilizada por profissionais de marketing digital (e também por pessoas focadas em seus perfis pessoais).
A plataforma te auxilia na elaboração de ações para otimizar o uso dessas redes sociais, indo além de simplesmente fazer publicações no seu feed. Esse processo vai desde a produção do conteúdo até o monitoramento dos resultados.
A gestão de redes sociais não se resume a posts “bonitinhos”. Ela, na verdade, consiste em um grande projeto de base. Ou seja, ela entende o objetivo daquele perfil, estuda seu público/nicho e, a partir daí, planeja e arquiteta todo conteúdo que precisará ser feito para atingir as metas.
A empresa trabalha com a gestão dos seguintes canais:
- Instagram (+ Instagram Stories, Reels e IGTV)
- YouTube
- Google Meu Negócio
- Google Analytics.
Para quem a ferramenta é indicada?
Como dissemos antes, a mLabs é muito utilizado por empresas e por pessoas da área do marketing digital, mas isso não é uma regra.
Atualmente muitas pessoas estão interessadas em trabalhar com a internet e, para isso, sentem a necessidade de construir uma imagem online (o que é realmente bem importante).
Um exemplo deste perfil são os especialistas em marketing de afiliados, que conseguem fazer fortunas, trabalhando de qualquer lugar do mundo.
Por isso, a plataforma também é super recomendada para esse nicho. Afinal, não são somente marcas grandes que precisam de planejamento, organização e conteúdo estratégico.
A ferramenta é indicada para qualquer pessoa ou empresa que queira estar bem posicionada nas redes sociais, que precise vender produtos (ou a própria imagem), que queira conquistar um determinado público, ou então, que necessite monitorar seus resultados com mais precisão.
Principais funcionalidades da mLabs
Dizer que a plataforma cuida das suas redes sociais é muito amplo, certo? Afinal, é possível fazer incontáveis processos dentro de uma rede social. Quem dirá de várias.
Então, afinal, quais são as funções exatas da mLabs? Fique aqui com uma lista das principais:
- Agendamento de posts
- Criação de relatórios de desempenho
- Possibilidade de responder a comentários e mensagens privadas
- Criar posts criativos (com a mLabs Studio ou usando a integração com o Canva)
- Monitorar concorrentes (acompanhando o crescimento dos concorrentes nas mídias sociais)
- Acompanhar seus resultados através de gráficos
- Obter insights para otimizar sua estratégia (ex. melhores dias e horários para postar)
- Integrar seu time na ferramenta e gerenciar a criação e aprovação de posts
- Interagir com seguidores através do feed do Facebook e Instagram
- Responder mensagens diretas do Inbox, Direct e avaliações do Google na mesma tela
- Gerar um link de pagamento para enviar pelo Inbox (integração com a Conta Stone)
- Aprovação de posts via WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal por meio do envio de links
- Criação de públicos e impulsionamento de postagens do Facebook e do Instagram
- Integração com RD Station
- Criação de ideias e rascunhos no recurso Calendário
Como usar a mLabs
A opinião da maior parte dos usuários da mLabs é que ela é uma plataforma extremamente intuitiva e fácil de utilizar. Acredito que isso já dê um bom alívio para aqueles que tem um pouco mais de dificuldade em lidar com a internet.
Mas vamos ao passo a passo, para não ter erro:
1) Login
Ao entrar no site, você já vai ver dois botões na parte superior da tela, o de entrar e o “teste grátis”, que permite que você teste o gerenciamento completo por 7 dias gratuitamente.
Ali, basta cadastrar-se com seu e-mail e criar uma senha, ou então apenas se conectar por meio do Facebook.
2) Cadastrar redes sociais
Depois de ajustar seu perfil com seus dados, partimos para a parte principal: o cadastro das redes.
Quando você já estiver nessa tela (Dashboard), basta ir clicando nas redes sociais que você pretende trabalhar e efetuar o login em cada uma delas.
Nessa parte você também irá cadastrar os seus concorrentes. É possível adicionar até 5 para cada rede social.
3) Agendar post
Essa é uma das ferramentas essenciais do site e a segunda aba que aparece na tela principal. Aqui você vai criar seu conteúdo e ir agendando, conforme seu calendário.
Você vai colocar todos os detalhes ali. O texto, o título e a imagem. Com a opção de criar um design utilizando as ferramentas do próprio site. E vai selecionar em quais redes sociais você quer que cada post seja publicado.
Antes de finalizar, é possível ver uma prévia de como vai ficar.
4) Calendário
Mais uma aba bem intuitiva da plataforma, o calendário, mesmo que seja uma parte bem simples, é bem elogiado pelos usuários. Permite uma organização fácil e rápida, além de ser bem personalizável.
O calendário é importante para te guiar e te lembrar das tarefas do dia a dia. Com as dicas que você vai receber no processo, ali é o lugar para você anotar tudo e ir cumprindo suas metas.
5) Inbox
O inbox vocês já devem estar mais familiarizados, correto? É a caixa de mensagens das redes sociais. E, sim, ela é disponibilizada ali também. Isso facilita bastante, principalmente quando há uma grande quantidade de pessoas para responder.
É possível categorizar as reclamações e utilizar etiquetas para marcar mensagens urgentes, por exemplo. Uma mão na roda para quem busca agilidade e sabe a importância de se manter atento ao cliente.
6) Feed
Sim! O feed das redes sociais também está integrado na plataforma. Você consegue acompanhar sua(s) timeline(s) por ali, tendo um controle maior do que está acontecendo. Além de poder interagir normalmente, como se estivesse nas redes sociais.
Você ainda pode customizar os painéis, favoritando os comentários importantes. Ao adicionar um post como favorito, você poderá usar o filtro “Ver favoritos” para acompanhar as conversas mais importantes primeiro.
E, ao clicar nos três pontinhos localizados ao lado da estrela você ainda poderá “Criar feed do post” e criar um novo feed só com esse post para fazer um acompanhamento específico ou “Ver na rede social”.
7) Workflow
O Workflow ajuda a deixar cada etapa processual em uma linha de produção organizada dentro de um cronograma de atividades, o que permite um controle melhor do dia a dia de trabalho.
Alguns exemplos de workflow para a produção de conteúdos para as redes sociais são:
- produzir o briefing com o conceito da peça ou campanha
- fazer o copy que vai acompanhar a arte na legenda
- produzir a arte que será publicada
- agendar o post conforme o calendário editorial
8) Acompanhamento
Lembra lá do início, quando você cadastrou seus concorrentes? Então, é aqui que isso será útil. Para visualizar os gráficos de análise da concorrência, basta clicar em “Relatórios” e depois “Acompanhamento” e escolher a rede social que você deseja analisar. Depois clique na aba “Concorrentes”.
Nos gráficos de “Comparação direta” você perceberá como está seu ganho de seguidores em relação às páginas de concorrentes.
Já no gráfico “Share Of Engagement” é possível perceber se você está sendo mais relevante que eles com relação ao engajamento.
Essas análises te ajudarão a entender os pontos fortes e fracos da marca, a se antecipar e se preparar, além de ultrapassar seus concorrentes onde eles se destacam.
9) Relatórios
Se você já trabalhou com chefes que exigiam relatórios, provavelmente você tem pavor dessa palavra. Mas calma, a mLabs vai facilitar, e muito, sua vida agora. Não precisa mais ir anotando item por item e colocando no word ou powerpoint.
Ao invés disso, apenas vá em “Relatórios” no menu principal, depois clique em “Novo relatório”. Em seguida, você terá cinco tipos de relatórios para explorar, são eles: crescimento, alcance, engajamento, conteúdo e personalizado.
Além de selecionar o tipo, você também deve escolher os canais para os quais deseja gerar o relatório. Depois é só selecionar quais métricas deseja incluir no documento. Para isso, clique na métrica desejada e em seguida clique no botão “Adicionar”.
Você pode adicionar mais de uma métrica no seu relatório e, ao finalizar, elas aparecerão na sequência em que foram adicionadas. No final, é só clicar em “Salvar relatório” e prontinho!,
Quanto custa a mLabs?
A mLabs possui dois planos de funcionalidades, o plano básico e o plano profissional. O Plano Básico inclui as seguintes funcionalidades:
- Agendamento ilimitado de posts em formatos variados (imagens, vídeo, carrossel, stories do Instagram, etc.)
- Agendamento de posts para múltiplas redes sociais e múltiplos perfis mLabs
- Agendamentos com customizações que variam de acordo com a rede social e o formato do post (Ex.: É possível customizar um Story do Instagram incluindo menção, localização, gifs, stickers, hashtags, etc.)
- Calendário com status dos posts (agendados, publicados e/ou com erro)
- Botão de Adicionar Ideia no Calendário
- Botão de Adicionar Data no Calendário
- Possibilidade de Importar e Exportar Calendário de Datas Sazonais
- Possibilidade de Editar, Clonar, Remover e Pausar posts agendados
- Suporte online
- Usuários ilimitados
Além dos serviços inclusos no Plano Básico, o Plano Profissional da mLabs oferece:
- Gestão de Mensagens Privadas (Inbox do Facebook, Direct do Instagram e avaliações do Google Meu Negócio)
- Workflow (controle do fluxo de trabalho desde a criação até a aprovação do post)
- Relatórios de Redes Sociais para Facebook, Instagram, Instagram Stories, LinkedIn, Twitter, Google Meu Negócio e Google Analytics nos formatos PPT, PDF e/ou link
- Análise de Crescimento Comparativo com até 5 concorrentes no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn
- Interação com comentários de seguidores no feed (Facebook e Instagram)
Os preços da mLabs variam de acordo com o plano, período de contratação, forma de pagamento e quantidade de perfis.
O plano básico, para pagamento mensal, tem um valor de R$ 5,90. Já o plano profissional, para a mesma frequência de pagamento, sai pelo valor de R$ 29,90.
Se você quiser olhar melhor todos as opções de pagamento oferecidas, dá uma olhada aqui.
Considerações Finais
A mLabs é, indiscutivelmente, uma boa plataforma. Isso quem diz não somos nós, mas sim os vários feedbacks positivos espalhados por aí. É um site bem desenvolvido, com uma proposta objetiva e que cumpre com o que promete.
Ela se dispõe a gerenciar, planejar, organizar e monitorar suas redes sociais, de uma forma bem intuitiva e sem complicações. E, como vimos no artigo, consegue entregar esse resultado.
Então, para resumir nossa análise da ferramenta e destacar os principais pontos, vamos finalizar com os prós e contras:
9.0 Nota
Prós
- Fácil de usar (interface simples e intuitiva)
- Bom suporte técnico
- Atendimento via chat, com tempo de resposta rápido
- A plataforma mostra um calendário onde é possível analisar todos os posts agendados, colocar ideias e solicitar aprovações, de forma visual e organizada
- Possibilidade de criar um fluxo de aprovação de postagens de forma organizada, que vai desde a criação de uma ideia até a publicação nas redes sociais
- Valores acessíveis
Contras
- Funcionalidades limitadas (segundo as avaliações, a ferramenta possui algumas limitações para stories e falta de integração com o Telegram)
- Não possui suporte para publicação em grupos do Facebook
- Não tem um grande foco nos produtos
Veredito final
Se você quer uma ferramenta brasileira de gerenciamento de redes sociais, a mLabs sem dúvida é uma ótima opção, não a toa vem crescendo de maneira exponencial ao longo dos últimos meses.