Você sabia que existem diversas técnicas e estratégias que auxiliam, de forma orgânica, no seu crescimento dentro do YouTube? E você sabia que o próprio YouTube possui ferramentas que ajudam nesse processo? Aqui nós vamos te dar o passo a passo para que você possa começar essa nova jornada no seu canal.

Em outro artigo nosso, nós ensinamos a como aplicar técnicas SEO no seu canal do YouTube, com a finalidade de aumentar suas vendas enquanto um afiliado.

Lá nós demos uma boa introdução sobre o YouTube, explicando a importância dele na vida de um afiliado e as estratégias possíveis de usar para transformar seu canal em um grande gerador de lucros.

E hoje, em uma continuação, nós vamos te passar as melhores dicas de crescimento dentro do YouTube.

Para quem está recém começando e ainda não possui nem muitos inscritos, nem muita visualização, os números podem acabar desmotivando.

O início é realmente mais complicado, mas fica calmo!

Seguindo esse passo a passo você vai conseguir alcançar ótimos resultados e, aos poucos, vai conseguir usar a plataforma como um negócio lucrativo.

O que você vai aprender?

  • Como fazer um canal de sucesso no YouTube?
  • Passo a passo para obter mais engajamento no YouTube
  • O que NÃO fazer no YouTube
  • Como analisar meu desempenho no YouTube?

Como fazer um canal de sucesso no YouTube?

Definitivamente, essa é a pergunta mais feita por quem já sonhou em ter um canal no YouTube e por quem já começou. Afinal, criar conteúdo não é fácil e dar a cara a tapa é menos ainda.

Logo, você quer receber reconhecimento e lucro em cima disso, certo? Se a resposta for sim, tenho uma notícia boa e uma má.

A boa é que a resposta pode estar aqui neste artigo, a má é que não, não existe dica milagrosa.

Você não vai ficar milionário amanhã com o YouTube.

Existem inúmeras propagandas enganosas por aí com “dicas infalíveis” sobre como ganhar milhões de inscritos, como faturar milhões, como crescer rápido e fácil.

Mas, falando sério, você realmente acredita que exista essa fórmula mágica?

Nós não achamos!

Para você ter uma ideia, existem mais de 26 fatores que podem interferir para o sucesso do seu canal no YouTube. Alguns com mais relevância, outros com menos.

Fonte: Briggsby

Porém, existem formas inteligentes e eficazes de facilitar esse processo.

São essas formas que vamos apresentar aqui. Ter conhecimento delas já pode ser de grande ajuda, mas não esqueça que só vai dar certo com dedicação.

Se você seguir o passo a passo abaixo, garanto que seus resultados serão excelentes. Afinal, os melhores resultados sempre vêm da combinação de muita dedicação e estratégias certas.

Então, agora vamos ao que realmente interessa!

Passo a passo para obter mais engajamento no YouTube

Não existe fórmula mágica e também não é uma simples receita de bolo.

Porém, existe o jeito certo e jeito errado de conseguir engajamento no YouTube.

Separamos aqui as 8 melhores dicas para o crescimento do seu canal, para que, a partir disso, você decida como vai usar, em que ordem e qual a relevância de cada tópico para você no momento.

#1 Entenda BEM o seu público

Antes de qualquer coisa, você precisa entender pra quem o seu conteúdo está sendo ou vai ser entregue.

Se você ainda não tem um público, essa é a hora de buscar seu nicho, definir ele e se preparar para receber seus espectadores.

Você pode começar pensando em um assunto que gosta muito, ou por algum tema que tenha bastante conhecimento.

Não tendo um nicho fixo, um público-alvo definido e um conteúdo preparado, tudo vai ficar bem mais difícil.

É importante que você não só saiba os assuntos que irá abordar, mas também entender mais a fundo quem serão as pessoas que vão acompanhá-lo.

Pesquise canais “concorrentes”, veja as principais características das pessoas que acompanham tais assuntos e esteja preparado para mirar seu conteúdo nessas pessoas.

#2 SEO

Como dissemos em nosso artigo anterior, SEO é uma das principais partes do processo (se não a principal). Para entender com mais detalhes, recomendamos que clique no link acima e leia a matéria completa.

Porém, para dar uma resumida, temos alguns pontos a destacar: palavras-chave, bons títulos, tags e descrição dos vídeos.

A estrutura dos seus vídeos é de extrema importância. Não adianta ter luz boa, câmera boa, edição boa, conteúdo bom, mas não uma entrega boa, certo?

É necessário otimizar esse conteúdo e utilizar técnicas que façam seus vídeos serem encontrados com mais facilidade pelos usuários.

Procure boas  palavras-chave que façam sentido para seu vídeo (existem sites bons e gratuitos para isso, como o Ubersuggest).

Escolha títulos atraentes e chamativos, que despertem o interesse do espectador. Mas seja fiel ao conteúdo, não invista em clickbaits ou sensacionalismo.

Exemplop de thumbnail criativa

Veja por exemplo o título desse vídeo do canal do Primo Rico (talvez o maior sobre finanças do Brasil).

Desperta a curiosidade, certo? É isso que você tem que buscas com seus vídeos!

Escreva sempre descrições com o resumo do vídeo, porque isso ajuda na hora de encontrá-lo. Use também tags que tenham sentido.

Procure usar a sua palavra chave nos títulos e nas descrições.

Essas dicas parecem básicas, mas a falta delas podem dar um bom “prejuízo” para o seu canal.

#3 Identidade visual atrativa

Assim como o tópico anterior, esse também foi assunto no artigo sobre SEO. Mas não poderia deixar de ser destacado aqui.

Ter uma identidade firme e consistente é importante para qualquer marca. Identidade visual forte é sinônimo de marca presente, marca lembrada.

O YouTube é visual, é imagem constante. Logo, não tem como esquecer dessa parte. Você precisa conquistar seu público pelos ouvidos, mas também pelos olhos.

Boas capas de vídeo são essenciais. Padronização é essencial. As pessoas vão ver seus vídeos e saber que eles são seus? Ou eles vão ser iguais a todos os outros?

Veja por exemplo, a identidade visual do canal do Joba. É agradável, tem uma linha de raciocínio.

Busque isso.

Identidade visual é uma das prioridades. E você nem precisa ser um super designer para conseguir isso.

Existem ferramentas on-line ótimas para te ajudar a trabalhar a identidade visual do seu canal. O Canva é uma delas.

No próprio YouTube existem milhares de vídeos ensinando, de forma básica, a como fazer boas capas e deixar seu canal mais profissional.

Com toda certeza vale a pena investir um tempinho nisso.

#4 A introdução vale ouro

De acordo com o blog oficial do YouTube, os primeiros 15 segundos do seu vídeo são os mais importantes.

Sabendo disso, é legal pensar na ideia de uma introdução com o resumo do vídeo, ou pelo menos alguma abertura interessante.

Você basicamente tem 15 segundos para conquistar seu espectador. Pense que chegou alguém novo no seu canal, ele não sabe quem você é e nem tem interesse em se inscrever.

Como você vai fazê-lo se interessar? Essa é a pergunta que você precisa se fazer em todos os vídeos.

Use bem esse início, seja o mais interessante possível. Mostre que você vai agregar em algo para quem está te assistindo.

É claro que algumas pessoas, ainda assim, poderão desistir de assistir, por não ser relevante para elas.

Mas uma boa introdução com certeza pode encantar algumas pessoas e fazer com que elas sintam vontade de ficar.

Algumas dicas de outo para fazer uma boa intrdoução, segundo o próprio YouTube:

  • Comece com algo que imediatamente chamará a atenção, seja o que você diz ou um visual impressionante
  • Deixe claro do que se trata seu vídeo desde o início, para que os espectadores não fiquem confusos sobre o que estão assistindo
  • Provoque o resto do vídeo para que o público fique intrigado em ver para onde você os leva

#5 Mantenha as pessoas interessadas

Ok, digamos que você conseguiu mantê-las com você. E agora? Permanecer apenas 15 segundos em seu vídeo não é bem o ideal, né?

O YouTube definitivamente dá muito valor para o tempo de exibição. Sério, MUITO!

Quanto mais você manter as pessoas por um longo tempo no seu vídeo, mais o YouTube vai entender que seu conteúdo é bom e achar que ele merece ser divulgado (o nosso querido amigo algoritmo).

“Entendi, mas como eu faço isso?”

Bom… essa é a grande questão aqui. Essas dicas são apenas dicas. O que vai determinar o futuro do seu canal é você e seu esforço.

A única forma de manter várias pessoas, por um longo período, assistindo a um vídeo é entregando a elas exatamente o que elas esperam.

E o que elas esperam? Isso mesmo, conteúdo bom. Conteúdo de valor.

E mais, conteúdo bom tem muito por aí, mas nem todos atingem um sucesso.

Sabe por quê?

Porque nem todos sabem “vender” esse produto.

Calma! Não literalmente vender um produto. Mas vender seu conteúdo, sua imagem.

Você precisa não só ter algo legal a mostrar e a acrescentar na vida dessas pessoas, mas também saber contar isso de um jeito que elas não percam o interesse.

Seja comunicativo, tente falar de uma forma clara e objetiva, converse de forma amigável, não seja cansativo, repetitivo ou maçante.

Não existe um jeito certo ou errado de ser, no YouTube existem vários canais famosos com as mais diversas personalidades e perfis.

Mas entenda o que deixa seu público entediado. Analise os canais maiores e veja como eles se comportam diante da câmera.

Se eles são acompanhados por várias pessoas, com toda certeza eles conseguem atrair elas de alguma forma. Se inspire!

#6 Vídeos longos

Talvez no tópico anterior você tenha pensado: “Bom, se preciso manter eles entretidos por um período, vou fazer vídeos curtos, porque aí eles precisam ficar menos tempo”.

E se você pensou, trago más notícias. O YouTube é inteligentíssimo (e um pouquinho exigente também).

O YouTube é fã de vídeos longos. O desempenho e a entrega dos vídeos de longa duração são muito maiores.

O ideal são vídeos com cerca de 10 minutos, para mais. O estudo da Briggsby chegou a duas conclusões sobre a relação entre o ranking e a duração dos vídeos:

  • vídeos com menos de 2 minutos tendem a ficar mal posicionados
  • a duração média das 5 primeiras posições é de 11min44s

Por isso, acho que vale a pena aumentar um pouco seu roteiro e entregar um conteúdo maior.

#7 Redes sociais

Pois é, não dá pra fugir delas! Esse tópico é mais um bônus e um lembrete do que uma dica. Afinal, todos nós sabemos a importância das redes sociais para qualquer negócio digital, certo?

É o melhor jeito de divulgar seu trabalho, de forma simples, rápida, objetiva e de graça. É o marketing “boca a boca” da internet.

Para você ter sucesso no YouTube, você precisa ser visto. E, para quem está no começo, qual melhor forma de ser visto se não por amigos e conhecidos?

Divulgue seus vídeos para grupos de amigos no WhatsApp, para seus seguidores do Instagram, para os seus amigos do Facebook, etc.

Imagine que você consiga que 50 amigos/conhecidos (entre WhatsApp, Instagram e Facebook) assistam seu vídeo. Desses 50, 10 deles divulgaram para mais amigos.

Percebeu?

Rapidinho você vai ter suas 100 primeiras visualizações.

Use sua bolha social a seu favor, não tenha medo de pedir ajuda e não tenha vergonha de se expor.

Dica super bônus: haters também dão engajamento!

Instigue a curiosidade de seus seguidores e contatos. Fale sobre os mesmos assuntos que você aborda nos vídeos e saia divulgando. O pior que pode acontecer é uma ignorada.

#8 O Google é seu melhor amigo

E esse item aqui é para você que decidiu ignorar por completo o tópico anterior e se recusa a usar as redes sociais.

O Google também pode te dar uma forcinha. Na verdade, ele pode se tornar seu maior aliado.

Como hoje em dia o Google separa uma parte de sua timeline para mostrar vídeos do YouTube, você pode usar isso a seu favor.

Vídeos nos resultados de pesquisa do Google

Existem dois jeitos principais para conseguir isso: palavras-chave e blogs com artigos dos seus vídeos.

Palavras-chave é basicamente o que explicamos no tópico 2. Seus vídeos serão encontrados por elas, tanto no YouTube, quanto no Google. Por isso, ressaltamos a importância de procurar ótimas palavras-chave.

Foque não só no que é mais procurado no YouTube, mas também no Google, para que o público dos dois possam te achar.

E o segundo jeito é o blog. Muitos youtubers usam essa estratégia e provam que ela realmente funciona. É mais trabalhoso? Com certeza. Mas saem bons resultados.

Criar um blog, na verdade, pode ser bem simples para quem lida melhor com a internet. Existem sites bem intuitivos, com templates prontos e visual atrativo.

Talvez a pior parte não seja a criação de um site, mas sim a publicação dos textos. Se criar roteiros para vídeos já é trabalhoso, dá pra imaginar que criar textos de blog também seja, né?

Uma opção é você aproveitar os roteiros, só dar uma leve ajeitadinha e publicar. Mas, para quem é mais perfeccionista e quiser entregar um conteúdo de qualidade nos dois lugares, vai precisar de mais.

Para essas pessoas, recomendamos que acompanhem outros blogs de youtubers para se inspirarem e também que leiam sobre artigos SEO.

Independente da forma escolhida, lembrem-se sempre que o Google é um aliado incrível. Se tiverem a oportunidade de usar ele como braço direito, não percam a chance.

O que NÃO fazer no YouTube

Bom, vocês já sabem o que fazer no YouTube.

Mas, talvez mais importante que isso, é saber o que não fazer de forma alguma.

O grande conselho aqui é não se enganar com as opções mais “fáceis”.

Já ouviu dizer que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor caminho? Então, isso se aplica aqui.

O passo a passo que foi mostrado no tópico anterior passa dicas valiosas sobre como crescer no YouTube de forma orgânica e inteligente.

Porém, ela não é fácil e, provavelmente, não vai te trazer milhões de inscritos em um dia.

Sabendo disso, algumas pessoas optam por burlar o sistema.

Utilizam de aplicativos, sites e ferramentas que aceleram esse processo, como por exemplo, a compra de inscritos, visualizações e todo o resto.

Isso pode, de fato, funcionar por um tempo. Mas primeiro: você não vai ganhar dinheiro de robôs.  Ou seja, esse engajamento não vale de nada.

E segundo, o YouTube é uma plataforma gigante, com uma tecnologia incrível e ferramentas de altíssima qualidade. Não vai demorar muito para que sua trapaça seja identificada pelo sistema.

Isso pode fazer não só que seu conteúdo seja derrubado, mas também que seu canal seja excluído.

Ou seja, de nenhuma forma essa opção vale a pena. Querer enganar o YouTube não vai ser nada inteligente, muito menos benéfico.

A única forma de conseguir um bom engajamento, de forma gratuita e legal, é produzindo um bom conteúdo e utilizando todas técnicas orgânicas que o YouTube autoriza e estimula.

Como analisar o desempenho do meu canal no YouTube?

Apesar de existirem ferramentas (gratuitas e pagas) que façam esse trabalho de monitorar seu desempenho dentro do YouTube, ele mesmo já tem ferramentas próprias dentro do site.

Ao entrar no seu perfil e clicar em “YouTube Studio” você já vai ter acesso a estatísticas, dados e tudo que você mais precisa saber.

Na barra de estatísticas, você terá as opções de visão geral do perfil, alcance, envolvimento, público e receita. Mas as principais aqui são visão geral, alcance e envolvimento.

Em “visão geral” você consegue ver um gráfico com as conquistas do seu canal no último mês. Com dados como: visualizações, tempo de exibição e inscritos.

Já em “alcance” você tem o gráfico das impressões, da taxa de cliques, das visualizações e dos espectadores únicos. E, abaixo, os tipos de origem do tráfego (externo, vídeos sugeridos, playlists ou pesquisas).

Por último, em “envolvimento”, você vê um gráfico com o tempo de exibição e a duração média da visualização, para entender a média de tempo que as pessoas ficaram no seu vídeo.

E, embaixo, dados sobre seus melhores vídeos e conteúdos mais bem recebidos.

Na aba “público” pode ser interessante apenas para conhecer mais o seu ninho. Ali são mostrados dados sobre quem assiste seu canal. Outros canais que eles assistem, idade, gênero, que horas mais utilizam o YouTube, etc.

Por último, mas definitivamente não menos importante, na aba “conteúdo” (ao lado) você consegue selecionar vídeos específicos do seu canal e abrir as estatísticas dele.

Assim, podendo ter um controle maior sobre como foi a recepção dele. Ali é mostrado um gráfico com o tempo médio que as pessoas ficaram nesse vídeo em específico, mostrando inclusive o minuto que a pessoa saiu.

Isso pode te ajudar a entender o porquê de uma pessoa decidir sair do seu vídeo, na hora que ela saiu. Você pode rever o que você falou (ou deixou de falar) nesses momentos. E, dessa forma, consertar aos poucos sua abordagem.

Conclusões finais

E com isso chegamos ao fim de mais um conteúdo. Apesar de não ser uma tarefa fácil, crescer no YouTube é possível, mesmo começando agora. E nosso objetivo aqui é ajudar você nessa caminhada.

Ainda que essas estratégias possam ser usadas para todas as outras áreas, uma de nossas metas é auxiliar na sua trajetória enquanto um afiliado.

Caso você ainda não seja um, no nosso site temos diversos artigos explicando.

O YouTube é um ótimo lugar para se ganhar dinheiro e existem várias formas de conseguir. Por isso, ele é bem aclamado pelo público e sempre surgem mais e mais canais novos.

O sonho de quase todos esses canais é fazer sucesso, estourar logo e conseguir se tornar conhecido em pouco tempo. Para assim conseguir lucrar bastante.

Mas, como vimos até aqui, é tudo um processo. Demanda tempo, dedicação e, é claro, técnica.

Você não precisa de grandes investimentos, somente de bons estudos e persistência. Faça testes, explore a plataforma, explore recursos, se inspire em outros canais, observe canais grandes e comece!

Esperamos ter ajudado você até aqui. Até o próximo artigo!

Conseguiu entender um pouco mais sobre o YouTube? Nos conta aqui nos comentários!

Algumas informações para a criação deste artigo foram consultadas no site Backlinko.