O copywriting é uma técnica de escrita voltada a chamar a atenção do leitor. Por esse motivo, tende a ser bem interativa, sempre chamando o leitor para ação (call to action).

Ela pode ser extremamente útil para aquelas pessoas interessadas no marketing de afiliados, pois ajuda a converter vendas, ou seja, na conquista de comissões!

Você provavelmente vai se lembrar do anúncio viral da Empiricus, apresentando a Bettina:

“Oi, meu nome é Bettina. Eu tenho 22 anos e R$ 1.042.000,00 de patrimônio acumulado”.

https://www.youtube.com/watch?v=knIHvor2gHs

Bem, podemos entrar na discussão se o anúncio é bom ou não, se ele é real ou não, e muitas outras coisas.

O fato inegável é: ele prendeu a atenção e despertou o interesse de muita gente!

Esse é um dos principais objetivos do copywriting.

Quer saber mais sobre a técnica e como ela pode te ajudar a ganhar muito dinheiro?

Então leia o texto a seguir e entre de cabeça no mundo do copywriting!

O que é copywriting?

O copywriting é uma técnica de escrita que tem a finalidade de convencer o leitor a tomar uma ação, como comprar um produto ou assinar uma newsletter, por exemplo.

Para isso, a técnica envolve o uso de alguns gatilhos mentais e um estilo de escrita que seja objetivo e que convença o leitor a realizar a ação.

No marketing de afiliados, ele pode ser usado por aqueles que querem anunciar os seus produtos de maneira mais assertiva.

Se você está vendendo cursos pela hotmart, por exemplo, pode utilizar as estratégias de copywriting para convencer o leitor sobre a importância de comprar um curso da plataforma e por que seria mais interessante comprar ele com você!

Significado de copywriting

Se você colocar “copywriting” em algum tradutor de texto online, provavelmente verá a palavra “redação” como a tradução para o português.

Entretanto, a palavra descreve um tipo de redação mais específica, uma redação publicitária, focada em marketing.

Como funciona o copywriting?

Como vimos no tópico anterior, o copywriting se utiliza de técnicas e gatilhos mentais para convencer o leitor a realizar uma compra.

As técnicas podem envolver usar um tom e linguagem adequados, ser objetivo no texto e usar verbos de ação.

Já os gatilhos mentais envolvem explorar alguns princípios, como a afinidade, a autoridade ou a prova social.

Dessa forma, é possível criar um texto otimizado para converter em vendas.

Quais os objetivos do Copywriting?

O objetivo do copywriting é convencer o cliente a tomar uma ação através do texto. É contar mais sobre o produto ou serviço de forma que o cliente queira comprá-lo imediatamente.

Qual a diferença entre copywriting e redação publicitária?

A publicidade não necessariamente tem uma intenção de venda tão forte. Ela pode querer simplesmente que o cliente associe a empresa a uma coisa boa, por exemplo. 

Já o copywriting pode tentar vender um produto ou serviço, mas não se limita somente a isso, já que também pode vender ideias e associar a marca a coisas boas.

A diferença fundamental, entretanto, está no fato da redação publicitária trazer uma “soft sell ad”, ou “anúncio de venda sutil”, enquanto o copywriting têm “strong calls to action” ou chamadas de ação fortes.

Principais técnicas de copywriting: como fazer uma boa copy?

Agora que você já sabe o que é copywriting, vamos ver as principais técnicas utilizadas para fazer uma boa copy:

Use tom e linguagem adequados

Se você quer fazer uma boa copy, deve usar um tom e linguagem adequados. Isso tudo vai depender do tipo de público para o qual você quer apelar.

Nesse caso, é necessário usar o funil de vendas do marketing. Para isso, pense no assunto do seu texto: ele é para um público mais amplo ou que já conhece bastante do assunto.

Funil de vendas é um modelo do marketing, que ilustra a jornada do usuário com um produto ou marca. Desde o contato inicial, até a sua conversão.

Se o assunto for de um nicho, ou seja, mais voltado para quem já conhece do assunto, então você estará escrevendo um texto fundo de funil.

Já se você for escrever sobre um assunto mais amplo e para o público geral, estará falando com pessoas no topo do funil de vendas.

Veja um vídeo que explica melhor sobre o que é o funil de vendas:

Seja objetivo e faça frases curtas

Usar frases curtas é a dica de ouro para escrever textos que tenham um bom desempenho na web.

Isso porque a internet é um veículo muito rápido e, como a grande parte das pessoas usa o celular para navegar na web, se você escrever frases muito grandes, os parágrafos parecerão muito longos no celular.

Isso faz com que o leitor perca a vontade de ler. Portanto: seja objetivo.

Use títulos chamativos

Se você quer que a sua copy tenha sucesso na internet, então deve usar títulos chamativos, como o do texto que está lendo.

Aposto que chamamos sua atenção ao falar sobre como usar o copywriting para ganhar dinheiro, não é mesmo?

Use verbos de ação

Usar verbos de ação é muito importante para o copywriting, pois você quer que o cliente faça algo, como comprar o produto ou assinar uma newsletter.

Então faça como estamos fazendo neste texto. Use verbos no imperativo, como “compre”, “leia”, “assine”, “não perca” etc.

Faça comparações

Fazer comparações é uma ótima maneira de convencer o seu leitor de que o seu produto é melhor do que o da concorrência.

Além disso, é uma forma de explicar conceitos de maneira mais simples e que gere conexão com o leitor.

Utilize números e pesquisas

Utilizar números e pesquisas não é somente uma forma a mais de ilustrar o seu texto, mas também é uma maneira de trazer autoridade e confiabilidade para as informações que você está transmitindo.

Lembra do exemplo da Bettina do começo do texto? O ponto chave de atenção da copy dela foi falar o quanto ela tinha conseguido de patrimônio aos 22 anos.

Antecipe-se às dúvidas

Se você se antecipar às dúvidas do leitor e respondê-las no texto, vai garantir que ele saia do texto satisfeito e que realize a ação que você está propondo.

Seja persuasivo

Você deve escrever um texto que faça com que o leitor sinta vontade de realizar a ação. Por isso, faça questão de destacar as vantagens de comprar o seu produto.

Os gatilhos mentais do copywriting 

Como vimos, o copywriting se utiliza de alguns gatilhos mentais para conseguir fazer uma escrita persuasiva e que faça o leitor querer comprar.

Por esse motivo, conhecer todos esses gatilhos é muito importante para que você consiga escrever uma copy que converta em vendas.

Já podemos adiantar que eles são: reciprocidade, afinidade, autoridade, prova social, escassez, urgência, conexão especificidade, transformação, exclusividade, razão, e segurança.

Veja a seguir um pouco mais sobre cada um dos gatilhos mentais do copywriting:

Reciprocidade

A reciprocidade é um gatilho mental em que se busca impactar o leitor de maneira positiva, de modo que ele responda com outra ação positiva.

Oferecer conteúdos de qualidade de graça, contar uma informação muito exclusiva ou explicar conceitos complexos de maneira simples, por exemplo, são ótimas maneiras de impactar positivamente o seu leitor.

Ou seja, a reciprocidade é um princípio psicológico que pode ser resumido através do princípio “gentileza gera gentileza”.

Afinidade

O princípio da afinidade diz que as pessoas tendem a concordar e seguir ideias com as quais se identificam.

No copywriting, é possível gerar afinidade ao usar histórias e exemplos que se aproximam à realidade do leitor.

Você deve ter em mente que deve usar recursos que se aproximem das personas que você criou para  sua marca, assim vai converter mais vendas.

Autoridade

A autoridade, por sua vez, é um recurso muito poderoso no copywriting.

Ela transmite seriedade e domínio do assunto por parte da sua empresa. As informações que você colocar no texto terão fundamento e, por essa razão, terão o crédito do leitor.

Para usar esse recurso, escreva textos que são sobre o seu negócio e sobre assuntos dos quais você é muito conhecedor.

Se você tem uma loja de livros, por exemplo, escreva textos sobre os seus atores favoritos, traga trechos de suas obras, conte detalhes de sua vida que as pessoas não saibam.

Mas lembre-se de sempre utilizar fontes confiáveis e fazer um processo de checagem das informações.

Se não souber fazer isso, existem profissionais que possuem especializações em checagem de fatos que podem te ajudar a dar mais autoridade para o seu texto.

Prova social

A prova social, basicamente, é mostrar as outras que estão utilizando o seu produto e que se beneficiaram disso.

Você pode usar isso no copywriting ao utilizar as avaliações e comentários de outros usuários sobre os benefícios da oferta.

Escassez

Trata-se do princípio básico da economia. Quanto menor oferta, maior a demanda.

Quanto mais exclusivo é um produto, isso pode gerar uma vontade de comprar nos consumidores, afinal, todo mundo quer ter algo só seu.

Trata-se de destacar o valor do produto pelo fato de haver poucas unidades.

Muitas marcas trabalham muito bem o conceito da escassez. Um exemplo, são as marcas de roupa de grife, como a Gucci e a Louis Vuitton e marcas do movimento hype, como a Supreme.

Ao fazer poucas peças, é possível anunciar o produto como sendo algo escasso.

No caso da Supreme, por exemplo, eles lançam poucas unidades de um modelo de camiseta, de forma que a oferta dela no mercado quando o estoque acabar seja muito pequena.

Isso faz com que o valor das camisetas originais, na percepção do público e no mercado secundário, seja muito maior do que ao comprar com a própria loja.

No caso de empresas que não trabalham com esse conceito de grife, é possível usar o princípio da escassez ao anunciar “as últimas unidades”.

Escassez

Se a escassez diz respeito a informar sobre o número de unidades restantes, a urgência diz respeito a ressaltar a última chance de realizar uma compra.

Trata-se de usar um gatilho mental chamado de FOMO, ou Fear Of Missing Out (Medo de Ficar de Fora, em tradução livre).

Esse gatilho é muito usado pra venda de cursos.

Exemplo: “Inscreva-se agora e participe da última turma do ano!”.

Conexão

A conexão, por sua vez, é a característica mais marcante de uma copy.

A técnica consiste em diminuir a distância entre a sua marca e o leitor, dirigindo-se a ele constantemente.

Especificidade

A especificidade, por outro lado, é sobre definir muito bem as ações que devem ser tomadas pelo leitor.

Trata-se de uma técnica base do copywriting, já que é uma forma de convencer o leitor a agir imediatamente.

Então, ao invés de escrever “Entre em contato conosco!”, escreva “Ligue já e faça sua reserva!”, por exemplo.

Transformação

A transformação diz respeito a mudar alguma coisa na vida do leitor através das informações valiosas que você está passando.

Você deve sempre ensinar o leitor alguma coisa, de modo que ele saia com a sensação de que aprendeu algo novo e que aumentou o seu conhecimento.

No ramo da atividade física, esse gatilho é muito usado com as fotos de “antes e depois”.

Exclusividade

O gatilho da exclusividade é quando você consegue destacar o seu ponto de vista no oceano vasto de conteúdo da web.

Pode pode até tratar de temas comuns, mas o recorte que só você sabe fazer é o que chama a atenção.

Um bom exemplo foi o e-mail marketing de vendas do curso Viver de Renda, do Bruno Perini. Como vocês podem ver, eles estavam dando um bônus exclusivo pros primeiros inscritos.

Razão

A razão consiste em convencer o leitor de que a escolha de comprar o seu produto é a mais racional, a mais lógica e que faz sentido.

Segurança

Por fim, a segurança é a capacidade de despertar a confiança do leitor. Ele tem que se sentir seguro o suficiente para comprar de você.

Se você parar para pensar, esse é um ato que requer muita confiança. O copywriting, então, ajuda a inspirar essa confiança em você enquanto afiliado.

Uma técnica de copy muito usada pra isso é a garantia de testar um curso ou produto por X dias, e caso você não goste, terá seu dinheiro de volta.

E por fim, veja esse vídeo do Érico Rocha, como você pode aplicar todos esses gatilhos mentais em sequência, dentro de uma mesma copy:

Como usar o copywriting para ganhar dinheiro

Existem várias formas de ganhar dinheiro com o copywriting. Você pode usá-lo para virar um redator e vender seus textos para outras empresas, aplicando-o em uma loja virtual ou através do marketing de afiliados.

Virando um redator

Para virar um redator é preciso gostar muito de escrever e estudar bastante sobre as técnicas de escrita para produzir textos convincentes e que captem a atenção do leitor.

Se você atingir um nível profissional de escrita, uma alternativa para ganhar dinheiro com copywriting é vendendo o seu trabalho para outras empresas.

Loja virtual

Lojas virtuais se beneficiam muito de um bom copywriting. Com o trabalho de marketing adequado, é possível fazer sua página ficar com milhares de likes e com que você feche muitos negócios.

Marketing de afiliados

Para implementar o copywriting no marketing de afiliados. A mais comum é nas suas campanhas de marketing digital, que visam expor o maior número de pessoas possível ao link do produto que vai te pagar uma comissão.

É possível fazer isso de múltiplas formas, tanto montando um blog em que você anuncia seus produtos quanto montando sua própria vitrine de produtos, uma espécie de loja virtual para afiliados.

Dicas de Copywriting

Agora que você já sabe técnicas de copywriting e os gatilhos mentais utilizados nesse estilo de texto, vai ficar muito mais fácil vender como afiliado.

Confira algumas dicas para otimizar o seu conteúdo:

Conheça o seu público

É fundamental que você conheça o público para quem está falando quando está escrevendo suas copys.

Uma forma de tornar esse trabalho mais fácil é trabalhando em uma persona para os textos que você for escrever.

As personas são muito úteis, pois fornecem informações como o vocabulário correto a ser utilizado, o gênero do público com quem você está falando e diversas outras questões.

Assim, você vai fazer textos que sempre seguem uma regra e conversam com pessoas específicas: aqueles que têm mais propensão a comprar na sua loja.

Oferecer aquele “algo a mais”

Você não deve exigir nada do seu público sem antes dar algo em troca. 

No copywriting, você não deve pedir que o leitor ofereça seus dados para uma newsletter sem antes oferecer a ele alguma coisa, como uma informação muito importante ou uma oferta exclusiva.

Experimente com o SEO

O SEO, (Search Engine Optimization), ou Otimização dos Mecanismos de Busca, é uma técnica que busca fazer com que um site sempre apareça nas primeiras posições para palavras-chave pesquisadas no Google.

Dentre outras coisas, trabalhar o SEO de um site envolve também fazer copys que ajudem o site a rankear bem no Google e em outras plataformas, como Youtube.

Oferecer provas do que está dizendo

Sempre que você fizer uma afirmação muito categórica, que envolva a citação de um dado ou notícia recente, prove o que você está dizendo.

O ideal é que você linke a fonte, pois isso também te ajuda a rankear melhor em suas estratégias de SEO.

Faça perguntas

As perguntas são uma excelente forma de confiar as pessoas a refletir e envolvê-las em um diálogo. Portanto, use e abuse delas.

Elas são um recurso de interação que ajuda a capturar a atenção do leitor, não concorda?

Aposte no Storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias e é uma das armas secretas do copywriting.

A ideia é utilizar narrativas envolventes, criando conflitos e despertando emoções no leitor para causar a ação desejada.

No caso de uma empresa, o conflito pode ser o problema que o cliente está enfrentando e que a empresa pode ajudar a resolver.

Formas de aplicar o copywriting no marketing de afiliados

Como vimos ao longo do texto, aplicar o copywriting não é tão difícil. Contudo, é preciso ficar atento a diversos fatores para fazer um bom texto que converta.

Confira a seguir as maneiras de aplicar o copywriting no marketing de afiliados:

Blogs

Uma das formas de aplicar o copywriting no mercado de afiliados é através de blogs que tenham uma boa exposição do público.

A sua ideia, nesse caso, é criar um espaço que tenha muitos acessos e, para isso, você pode utilizar algumas técnicas.

Você pode, por exemplo, usar o SEO, que explicamos anteriormente, para fazer com que os seus textos ranqueiem bem dentro do Google organicamente, ou seja, sem você precisar pagar nada a mais por isso.

Uma forma de fazer isso é aplicando o Copywriting para fazer textos que sejam cativantes e que capturem a atenção do leitor.

Textos que possuem essa características são entendidos pelo Google como textos que podem ter respondido as dúvidas dos leitores que estão pesquisando por uma palavra-chave específica.

Com isso, seu texto vai ganhar mais autoridade e vai aparecer nas primeiras posições do Google sem que você tenha que pagar nada a mais por isso.

E com um tráfego maior no seu site, seus anúncios dos produtos aos quais você é afiliado vão atingir mais pessoas e você terá a oportunidade de vender mais.

Anúncios

Os anúncios também são uma excelente forma de aplicar o copywriting ao marketing de afiliados. Na verdade, o copywriting deveria ser usado sempre no caso de anúncios.

Ao escrever com uma linguagem simples e objetiva, você vai criar anúncios que não vão desinteressar o leitor ou fazer com que as informações fiquem confusas.

Assim, você vai transmitir informações de maneira mais clara e, graças a linguagem persuasiva típica do copywriting, vai converter esses leitores em clientes.

Roteiros para vídeos

Nós já falamos aqui que você pode ganhar muito dinheiro como afiliado, criando um canal no YouTube.

Mas pra que você tenha um canal de sucesso, com visualizações, assinantes, e o mais importante, engajamento, você precisa ter um conteúdo poderoso!

Use e abuse das técnicas de copy que exploramos nesse artigo, pra que seus vídeos gerem valor para seu público.

E-mail marketing

Um e-mail de venda bem feito, ainda é uma das principais ferramentas que o marketing digital oferece.

A prova disso é que, segundo pesquisa da HubSpot, 59% das pessoas falaram que o e-mail marketing influencia em suas decisões de compra.

Descrição de produtos

Outro local onde o copywriting pode ser utilizado no marketing de afiliados é na produção da descrição de produtos no seu site.

Ao criar descrições otimizadas, objetivas e claras, você não só convence mais pessoas a comprar com você como também pode ganhar algumas posições no ranking do google.

Assim, você estará trabalhando tanto a sua estratégia de vendas quanto a sua estratégia de SEO e vai realizar mais vendas e receber comissões maiores.

Conclusão: Como o Copywriting pode te ajudar a ganhar muito dinheiro?

Como vimos, copywriting é uma técnica de escrita que busca persuadir o leitor a tomar uma ação, como se inscrever em uma newsletter ou comprar um produto.

Para escrever uma boa copy, é preciso dominar as técnicas de escrita para saber exatamente quais gatilhos mentais usar.

Também é preciso ter em mente que conhecer o seu público é essencial para que a copy seja efetiva. Ela deve conversar com o seu público e convencê-lo a comprar.

Dessa forma, você vai realizar mais conversões e vai faturar muito mais através do marketing de afiliados.

Existem muitas formas de aplicar essa estratégia. Basta que você tenha criatividade e persistência que logo realizará muitas vendas!