Você sabia que o SEO é um fator de relevância para o YouTube também? Pois é, não é a só para a pesquisa do Google que pode-se trabalhar com essa estratégia, a plataforma de vídeos também gosta muito de SEO e aqui vamos te dar várias dicas pra te ajudar a ranquear melhor o seu canal.
Nesse artigo eu vou te ensinar a como ganhar dinheiro no YouTube. Mas não, não é ganhar dinheiro com o AdSense e aqueles anúncios chatos que aparecem no começo dos vídeos.
Um jeito bem melhor que esse é o uso do YouTube como plataforma de divulgação do seu negócio digital. No caso do assunto de hoje, do seu trabalho enquanto afiliado.
Vou te ensinar, passo a passo, a como facilitar suas vendas online, a partir de técnicas e estratégias dentro do YouTube, que fazem com que seu conteúdo e seus produtos alcancem um público muito maior.
Então se você está precisando de uma ajuda nas suas vendas, no seu engajamento e no crescimento do seu canal, presta bastante atenção nos próximos tópicos, porque tenho certeza que vai te auxiliar muito.
Além disso, caso você ainda não seja um afiliado, fica tranquilo que dá tempo. No nosso site temos diversos textos que te ajudam a entender como começar do zero no marketing de afiliados.
O que você vai aprender?
- O que é SEO?
- Por que usar o YouTube?
- Primeiros passos no YouTube
- Como fazer SEO para YouTube e colocar meu vídeo no topo?
- Quanto dá pra ganhar com a Hotmart?
- Quais são os nichos mais lucrativos?
- Como fazer suas primeiras vendas na Hotmart?
O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Mas isso não facilitou nada, certo?
Explicando melhor, SEO é um conjunto de estratégias de Marketing Digital que visam aumentar o tráfego e o desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa.
Aqueles famosos resultados que aparecem no topo do Google, quando você faz uma pesquisa.
São, basicamente, técnicas que ajudam no melhor posicionamento do seu produto no Google e YouTube.
Quando você procura algum produto ou conteúdo nesses sites, o que aparece no topo pra você? Os primeiros, dentro do tráfego orgânico, são conteúdos com boas estratégias de SEO aplicadas.
Por que usar o YouTube?
Não vou me estender em explicar o porquê de o YouTube ser uma boa plataforma. Acredito que, em pleno ano de 2021, todos já saibam a potência dessa plataforma.
Ele é a maior plataforma de vídeos da internet e é considerado também um dos maiores buscadores do mundo.
O YouTube é um fenômeno da internet. Criado em 2005, ele conquistou tantos usuários que chamou a atenção do Google. E não precisou de muito tempo no ar para ser comprado pelo buscador, em 2006, e se transformar em um gigante.
O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo (ficando atrás do Google) e a segunda rede social mais utilizada (perdendo apenas para o Facebook).
Usar ele é um ótimo jeito de converter o público (suas visualizações) em compradores, porque os vídeos, o áudio e a imagem te aproximam das pessoas.
Não precisa necessariamente usar a sua imagem, caso você opte pelo anonimato. Existem diversos canais que não possuem um rosto.
Ele é prático. Não tem custos, é fácil de usar, não precisa de investimentos. Você pode começar com o que tem agora e, talvez, ir aperfeiçoando a qualidade dos vídeos com o tempo.
O conteúdo fica pra sempre. O YouTube vai servir como uma renda passiva, porque os vídeos ficam ali por anos e anos aparecendo para as pessoas.
Você facilmente cai em um vídeo publicado em 2015 enquanto navega por ali. Logo, os conteúdos que você postar estarão frequentemente aparecendo para novas pessoas e, por consequência, para novos possíveis clicks em seus links de afiliado.
Além disso, o YouTube tem menos concorrência do que o Google (por enquanto), ou seja, é mais fácil você posicionar bem um vídeo ali do que um blog nas pesquisas do Google.
Por último, mas não menos importante, você ainda poderá ter o bônus do AdSense (a rede de publicidade do Google), conforme seu canal for crescendo.
Primeiros passos no YouTube
A primeira coisa que você, que deseja tanto ganhar dinheiro como afiliado no YouTube precisa fazer é criar um canal na plataforma, para que seus vídeos comecem a ser exibidos.
Ao fazer isto, você cria uma espécie de marca que as pessoas vão sempre associar a determinado tipo de assunto, e aí você poderá fazer com que as pessoas possam visualizar conteúdos importantes relacionados com os produtos que você deseja ofertar.
Como disse antes, você não precisa de grandes investimentos. Apenas de um pouco de dedicação. Aqui vão os principais pontos:
1) Planejamento
Antes de começar, planeje. Escolha bem seu nicho, saiba quem você quer atingir, pesquise o que pessoas dessa área estão publicando, estude outros canais, escreva roteiros. Deixe o ambiente muito bem preparado antes de entrar em ação.
2) Procure inspiração
Aproveite que você vai analisar a concorrência e se inspire. Veja os vídeos mais procurados, os mais assistidos, os com mais interação. Veja os que mais se repetem, os assuntos em alta. Veja a forma que são produzidos, o tipo de comunicação utilizada. Perceba os detalhes.
3) Identidade visual
Tenha uma boa identidade visual. Se puder investir em um designer, ótimo. Caso contrário, dê uma olhada nos canais maiores, veja a parte visual deles e se inspire.
Tente dar uma atenção para essa parte, porque por mais besta que pareça, muitas pessoas julgam o livro pela capa, certo? Ter uma identidade visual marcante e uma estética bonita pode fazer diferença.
4) Qualidade do conteúdo
É claro, né? De nada adianta uma boa imagem sem um bom conteúdo. Faça vídeos que acrescentem algo para seu público. Traga informações relevantes, ensine algo, agregue valor. Isso com certeza aproximará mais pessoas.
Aquela velha máxima ainda cabe muito bem: o conteúdo é rei!
5) Qualidade do vídeo
Como há uma grande quantidade de vídeos sendo disponibilizados no YouTube, para conquistar a atenção de seu público você precisa focar na parte atrativa. Isso inclui design, arte e imagem boa.
Aposte numa boa iluminação, uma boa qualidade de áudio, uma câmera com uma imagem aceitável. Entenda que a imagem no YouTube vale muito. Como disse antes, não precisa de grandes investimentos, porém, assim que possível, pode ser uma boa ideia.
Como fazer SEO para YouTube e colocar meu vídeo no topo?
Beleza, chegamos ao que importa! Aqui o conteúdo vai ser longo, então vou dividir em tópicos para facilitar.
Mas destaco aqui, antes de tudo, que não tem uma receita de bolo para fazer sucesso no YouTube. Mesmo que você siga todas as orientações, a decisão de quais resultados vão aparecer para o usuário depende do algoritmo da plataforma, que é bem complexo.
Ele considera inúmeros critérios, regras e cálculos para determinar o ranqueamento, inclusive fatores que independem das suas ações.
No entanto, quanto mais você ganhar pontos com o algoritmo de pesquisa do YouTube, mais chances você tem de alcançar as primeiras posições.
Sabendo disso, vamos agora para as principais técnicas para posicionar bem o seu vídeo no YouTube:
1) Palavra-chave
O processo de SEO do YouTube começa com a pesquisa de palavras-chave do vídeo. Essa é a parte fundamental.
Para isso, você tem algumas opções. A principal e, provavelmente mais utilizada é o planejador de palavras-chave do Google. Mas existe também o Ubersuggest, o VidIQ site e outras diversas plataformas.
Focando no planejador do Google, basicamente o que você precisa é estar logado em uma conta do Google Ads. Depois disso, é bem intuitivo.
Você vai pesquisar palavras, perguntas e frases que tenham a ver com o conteúdo e eles vão te mostrar a relevância, o número de buscas e etc. Além de mostrar sugestões.
Também temos uma forma mais simples: a aba de pesquisa do próprio YouTube.
As sugestões que o próprio site te dá podem ser interessantes. Elas vão de acordo com o que as pessoas mais procuram, portanto, podem atingir várias pessoas.
Dica Bônus: procure sua palavra-chave no Google.
Ao contrário de uma primeira página “normal” com 10 resultados de página da web, para certas palavras-chave o Google reserva uma boa parte da primeira página para os resultados de vídeo.
Em geral, o Google tende a usar resultados de vídeo para estes tipos de palavras-chave:
- Instruções (“Como fazer bolo de chocolate”)
- Críticas (“Review Mortal Kombat”)
- Tutoriais (“Como usar o Facebook?”)
- Vídeos engraçados (“Pegadinhas engraçadas”)
Se você conseguir colocar boas palavras-chave tanto para o Google quanto para o YouTube, seu vídeo tende a alcançar mais pessoas, porque poderá ser divulgado em duas plataformas.
2) Escolha títulos atraentes
Os títulos de seus vídeos serão importantes demais dentro do processo, pois será por meio deles que as pessoas acabarão sendo direcionadas para o seu conteúdo, e terão interesse em comprar o que é oferecido.
Coloque a palavra-chave principal no título. Isso é essencial. Mas fora isso, vai depender da sua criatividade. Você precisa chamar a atenção das pessoas com seu título.
Você pode usar uma dose de sensacionalismo, mas não passe do ponto. Não precisa colocar nada extremamente impactante, mas algo que o diferencie um pouco dos outros (positivamente).
Veja por exemplo o título de um vídeo do Alex Vargas, do Fórmula Negócio Online.
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Dá até vontade de ver o vídeo somente pelo título, não é?
3) Descrição do vídeo
Sim! A descrição também é importante. Afinal, é ali que os seu link de afiliado será colocado.
Aqui os principais pontos a se fazer são:
- Comece repetindo o título do vídeo
- Divulgue seus links de afiliado
- Coloque links de outros vídeos do seu canal, que tenham relação
- Coloque o link do próprio vídeo e o link do seu canal
- Faça um mini artigo explicando o que você está ensinando ou dizendo no vídeo e utilize as palavras-chave escolhidas anteriormente dentro desse texto
- Use emojis para chamar a atenção do leitor
- Cuidado com links de plataformas concorrentes (Instagram e Facebook, por exemplo). Evite colocar. Se quiser, coloque seu @, mas não o link
4) Tags
Inserir tags é fundamental. Para isso, basta colocar aquelas palavras-chave selecionadas antes. Lembre-se de colocar por ordem de relevância.
O limite é 500 caracteres, então se organize para não ultrapassar isso. Deixe apenas as palavras-chaves mais essenciais.
Utilize uma tag exclusiva sua. Faça uma tag relacionada ao seu canal e utilize em todos seus vídeos. Isso vai aumentar as chances dos seus vídeos serem sugeridos para as pessoas ao lado de outros vídeos seus.
5) Estimule a interação
Sabe aquela famosa frase que todos youtubers usam hoje em dia? “Se inscreva no canal, dê um joinha e ative o sininho”? Então, ela de fato faz sentido.
Uma das coisas que ajudam a plataforma a entender se o seu conteúdo é relevante é a interação que ele recebeu.
Comentários, compartilhamentos, likes, cliques, novos inscritos… tudo isso conta muito. Por isso, aqui vão mais dicas rápidas:
- Sempre lembre de pedir para se inscreverem e curtirem seu vídeo
- Estimule comentários fazendo perguntas, pedindo para que digam algo específico, pedindo indicações ou qualquer coisa do tipo
- Faça thumbnails (capa do vídeo) atrativas
- Foque na qualidade do seu conteúdo, afinal, conteúdos ruins dificilmente serão compartilhados
6) Duração do vídeo
Um estudo da Briggsby chegou a duas constatações sobre a relação entre o ranking e a duração dos vídeos:
- vídeos com menos de 2 minutos tendem a ficar mal posicionados
- a duração média das 5 primeiras posições é de 11min44s
Portanto, vale a pena começar a investir em vídeos mais longos, que tenham cerca de 10 minutos. Provavelmente eles atendam as expectativas de quem procura conteúdos mais completos e aprofundados.
Mas não se prenda a isso. Não vale a pena fazer um vídeo de 10 minutos se não existir conteúdo suficiente (e bom) para isso. Às vezes você pode precisar de apenas 5 minutos, às vezes de 40.
Se o conteúdo for bom, com certeza terá pessoas para assistir, seja ele do tamanho que for.
7) DIGA suas palavras-chave em voz alta
Ok, talvez isso pareça confuso. Mas sim, faz sentido. Você provavelmente sabe que o YouTube transcreve automaticamente seus vídeos (inclusive com uma transcrição muito precisa).
Pois bem, falar em voz alta as palavras-chave pode te ajudar, porque o YouTube entenderá que realmente seu conteúdo está de acordo com o apresentado.
8) Divulgue em outras redes
Bom, se você entendeu tudo até aqui, você pode estar se sentindo pronto para lidar com seu canal. Mas como trazer pessoas para assistir seus vídeos e facilitar seu início de jornada?
Como disse antes, não é uma receita de bolo. Mesmo seguindo o passo a passo, não significa que tudo sairá exatamente conforme o planejado.
Lembre-se que estamos lidando com a maior plataforma de vídeos do mundo, ou seja: competição e concorrência.
Você precisará de ajuda de terceiros para se dar bem. E isso inclui divulgar em todas redes sociais possíveis.
Aqui vão algumas dicas:
- Incorpore os vídeos em posts do seu blog que tenham assuntos relacionados
- Produza vídeos institucionais e de demonstrações de produtos para divulgar no site
- Divulgue nos conteúdos de e-mail marketing e na assinatura do e-mail
- Divulgue os vídeos nas suas redes sociais
- Responda mensagens e comentários de usuários com vídeos
- Participe de grupos, fóruns e sites de perguntas e respostas e responda os usuários com vídeos do seu canal
Como funciona o sistema de views no YouTube?
O YouTube possui uma inteligência de pesquisa (a mesma utilizada no Google) com um propósito principal: oferecer a melhor experiência de busca ao usuário.
Esse algoritmo inteligente é capaz de identificar os vídeos que oferecem uma boa experiência e eliminar dos resultados aqueles que usam spam, plágio ou outras práticas negativas.
Quando o usuário digita algum termo de pesquisa no YouTube, os robôs da plataforma procuram os melhores canais e vídeos para entregar os melhores resultados, em ordem de relevância, para ele.
E, para determinar quais são os melhores resultados para cada pessoa, o algoritmo considera diversos fatores.
Os históricos de pesquisa e de navegação do usuário são pontos importantes para personalizar a página de resultados (e isso não vai depender de você).
Mas, para quem publica conteúdo no YouTube, o importante é saber que o algoritmo adota também critérios de engajamento e de otimização do canal (os quais explicamos as técnicas que devem ser utilizadas no tópico anterior).
Por exemplo: um vídeo que preenche corretamente os campos de título, tags e descrição tende a ter um melhor posicionamento do que aquele que não faz isso.
Um canal do YouTube que costuma receber vários comentários e curtidas também se posiciona melhor do que aquele que não tem um bom engajamento.
“Por que isso acontece?” Porque a plataforma entende que esses vídeos entregam uma experiência mais valiosa ao usuário. Quanto mais você “provar” para o YouTube que seu conteúdo agrada as pessoas, mais ele vai subir seu vídeo.
E é essa a lógica que precisa guiar você na hora de publicar seu conteúdo e utilizar todas aquelas estratégias.
Conclusões finais
Bom, chegamos ao fim de mais um conteúdo. Mesmo sendo um assunto bem extenso, esse artigo conseguiu resumir as principais técnicas utilizadas dentro do YouTube para obter bons resultados.
Ainda que essas dicas possam ser usadas para outras finalidades, o nosso objetivo aqui era facilitar a sua jornada enquanto um afiliado.
Cada dia mais surgem youtubers (novos e antigos) utilizando dessa plataforma para esse fim. E não é por acaso. É um excelente jeito de aumentar seus ganhos e tornar o seu negócio muito mais rentável.
Se você já está trabalhando com o marketing de afiliados, não perca essa oportunidade. Explore as dicas oferecidas hoje, estude, se aprofunde e comece.
Como dito antes, você não precisa de nenhum grande investimento, somente de boa vontade. Comece sem grandes materiais. Feito é, quase sempre, melhor do que perfeito.
De início, não se atente tanto aos detalhes. As melhores formas de aprender são errando e testando. Faça testes e veja o que te traz mais resultados.
Gostou do artigo? Já conseguiu definir seus planejamentos e suas estratégias para o YouTube? Nos conta aqui nos comentários.
Algumas informações para a criação deste artigo foram consultadas no site Backlinko.